Prevenção e auxílio no tratamento de doenças + beleza e bem estar!
Por Graziella Hertzog – Farmacêutica Especialista em Nutracêuticos
Email: grazi@brasilsenior.com.br | whatsapp (51) 99928-1238
O termo NUTRACÊUTICO vem da junção de “Nutriente” + “Farmacêutico”. São substâncias – nutrientes – presentes em alimentos que trazem benefícios à saúde; que possuem ação na prevenção e tratamento de doenças; que melhoram a aparência física; que aumentam a disposição e vitalidade. Estas substâncias podem ser vitaminas, minerais, proteínas, gorduras, enzimas e até fibras.
Hipócrates (460 – 370 AC), certamente mediante suas observações de que alguns alimentos promoviam uma melhoria na saúde, já fez a seguinte afirmação: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio“. Nem precisaríamos ir tão longe para perceber a importância de hábitos alimentares saudáveis. Basta lembrar das dicas de alimentos e chás, passadas de geração para geração dentro de nossa própria família.
O que ocorre: observa-se hábitos de vida e alimentares de um grupo de pessoas, que tem alguma vantagem em relação a outras populações - exemplo, vivem mais, tem menos problemas cardíacos, sofrem menos com os sintomas da menopausa, etc. A partir daí, muitas pesquisas são feitas até se chegar a uma substância isolada, o nutracêutico, que traz o benefício X ou Y para a saúde. Assim, podemos nos beneficiar destas substâncias através de comprimidos, cápsulas, xaropes, ou outras formas farmacêuticas.
A verdade é que ainda há muita coisa a aprender, pesquisar e validar no campo dos nutracêuticos e devemos estar de olhos bem abertos, pois a medicina está cada vez mais evoluindo no sentido de tratar o paciente como um todo, não somente o sintoma da doença, e os nutracêuticos tem muito a contribuir nesse sentido.
Estaremos no dia a dia, publicando informações sobre nutracêuticos mais conhecidos e também, sobre as últimas novidades na área.
A região deve gerar em 30 anos um amplo ecossistema de economia para idosos se quiser responder ao rápido enve...
Para especialista, sorte não depende apenas do acaso, mas de como pensamos e nos comportamos.
2 ótimas oportunidades para você!