Aos 77 anos, ele também tem um programa mensal que leva idosos ao cinema de graça
Fazer a diferença. Disso o aposentado Guilherme Gargantini, 77 anos, entende bem. Mentor do site Divertidosos – no ar há quatro anos – e da página do Facebook de mesmo nome, o que não lhe faltam são ideias e projetos para digitalizar a turma da melhor idade. “A tecnologia nos tira da solidão, é maravilhosa”. No entanto, ele crê que existe uma dificuldade natural do idoso para lidar com o mundo virtual. “Para quem é do século passado, é tudo novo”.
No site, há instruções de uso do WhatsApp, Google Maps, além de piadas, receitas, histórias e notícias. Mas Guilherme quer mais. “Eu e a Mônica, minha mulher, pensamos em fazer tutoriais de como usar o Skype, criar aplicativos, só que precisamos de apoio”.
O aposentado veio para Santos há 12 anos, para cuidar do pai, que havia sofrido um AVC. A mulher, que continuou trabalhando em São Paulo, então trouxe um computador para ele. “E, no fim, meu pai quis aprender a mexer. Ele ficava horas jogando Paciência. Quando faleceu, fui fazer um curso, aprender o básico. Um tempo depois, a Mônica se mudou para cá, estudou webdesign e aí surgiu o Divertidosos, para entreter os idosos”.
Para quem acha que ele só se preocupa com a vida on-line, se engana. Com a ajuda de parcerias, uma vez por mês, Guilherme leva a galera da terceira idade para uma sessão de cinema. “É para distrair e à tarde, horário que o povo dorme”, brinca. E ele sabe bem que a solidão pode ser cruel. “Não adianta paparicar. O idoso tem que se sentir útil, incluído”.
Para se inscrever para a próxima sessão, mande e-mail para divertidosos@gmail.com, acesse o www.divertidosos.com.br ou o Facebook @divertidosos.
Fonte: A Tribuna
O estudo foi publicado na modalidade de acesso aberto no periódico Nature Communications.
Veja a influência da saúde bucal na qualidade de vida da terceira idade
Cada vez mais as águas termais são recomendadas por médicos para tratamento de saúde. Na Europa Termalismo é u...