Cuidadora do idoso compra tecido. Ele faz cerca de 50 peças por dia para ajudar na prevenção ao novo coronavírus.
Um alfaiate aposentado de 95 anos está fazendo máscaras para doação para ajudar na prevenção ao novo coronavírus. Severino Antônio Bianchi mora em Blumenau, no Vale do Itajaí. A cuidadora dele compra o tecido para que ele possa fazer as confecções das peças.
A costura faz parte da vida de Severino há muitos anos. Mas nesta semana o alfaiate aposentado retornou para a máquina e faz cerca de 50 por dia. A cuidadora dele, Adriana, também se encarrega de doar as máscaras.
Sensibilizado com a falta no mercado e com o apelo das autoridades sanitárias de saúde para que o uso de máscaras seja incorporado pela população, o alfaiate começou a fazer os itens de proteção. No município, o equipamento é obrigatório por todos os moradores, inclusive nas ruas.
Ele também deu um recado para população: "Precisa usar a máscara para sair na rua, precisa também passar gel nas mãos, precisa passar álcool gel nas mãos, melhor dizendo. E nunca esqueça de usar a máscara quando sair na rua. Mas eu pediria, por favor, não saiam de casa, que é a melhor maneira de combater [o vírus]".
A obrigatoriedade em usar as máscaras sempre que sair às ruas ocorre em mais de 20 cidades catarinenses. Em alguns casos, quem não cumprir o decreto pode ser punido com multas. O Governo do Estado também obriga clientes e funcionários de todos os estabelecimentos ao uso. Mas, o apelo é para que sejam máscaras de algodão e caseiras, deixando as cirúrgicas para os profissionais de saúde.
Severino é alfaiate e faz máscaras para doação — Foto: Reprodução/ NSC TV
Em Santa Carina, 35 mortes foram confirmadas por coronavírus, sendo quatro deles idosos de um mesmo asilo em Antonio Carlos. Os familiares da primeira vítima fatal no estado foram submetidas aos testes na segunda-feira (20), quase um mês após o último contato com o familiar. Além das pessoas que perderam a vida, mais 1.028 tiveram diagnóstico confirmado pelo Governo do Estado, que anunciou na noite de segunda (20) a autorização para atividades ao ar livre e retorno de missas, cultos e abertura de shoppings.
Dicas de higienização
Por NSC TV e G1 SC
Conheça a história da faxineira que se tornou diretora de escola em Brasília
“Nós somos todos irmãos, precisamos uns dos outros”, afirma a artesã Maria de Lourdes
As vezes é inevitável chorar, mas nunca podemos perder a esperança de voltar a sorrir