Porque não existem limites de idade para se ser uma pessoa ativa,
Porque não existem limites de idade para se ser uma pessoa ativa, diga adeus à inércia e escolha a atividade que mais se adeque à sua condição física. Nós damos-lhe uma ajuda para escolher a modalidade mais adequada.
Caminhada
È considerado o exercício mais prático de inserir na rotina e o mais eficiente para as pessoas que chegaram à terceira idade sedentárias, e que não estão habituadas com exercícios. Além de promover o convívio social, fortalece os músculos e as articulações e melhora o ritmo cardíaco. Durante a caminhada, é importante manter as costas e os ombros direitos, bem como usar ténis confortáveis. Deve-se começar por trajetos curtos e ir aumentando a distância até fazer caminhadas de 30 a 60 minutos, três vezes por semana. Antes e depois de as realizar, é importante alongar para evitar lesões.
Natação
A natação é um dos melhores exercícios para a terceira idade porque tem muitos benefícios como alongar e fortalecer os músculos e articulações do corpo, prevenir o aparecimento de lesões, aliviar as dores causadas pela artrite, evitar a perda óssea e diminuir o risco de doenças como diabetes ou hipertensão.. Outro ponto positivo da natação é que o contacto com a água causa uma vasodilatação nas vias respiratórias, o que melhora instantaneamente a respiração dos idosos, diminuindo o problema da falta de ar.
Bicicleta
Esta é uma boa opção de exercício para idosos porque ajuda a fortalecer as articulações, especialmente as dos joelhos, tornozelos e anca, além de ajudar a fortalecer os músculos das pernas e abdómen. Além disso, andar de bicicleta ajuda a baixar a pressão arterial e a aliviar as dores provocadas pela artrite.
Alongamentos
Além de melhorarem a flexibilidade e a circulação sanguínea, os alongamentos melhoram a amplitude dos movimentos, favorecendo a realização das atividades de vida diária como por exemplo arrumar a casa ou cozinhar. Além disso, os exercícios deste género ajudam a diminuir a rigidez das articulações e músculos, e a evitar o aparecimento de lesões.
Hidroginástica
Aqui, todos os músculos do corpo são exercitados e a água favorece o relaxamento das articulações, aliviando as dores e desenvolve a força e resistência do corpo. Esta atividade melhora igualmente o ritmo cardíaco e a saúde dos pulmões.
Yoga e pilates
Os benefícios destas duas modalidades na terceira idade, vão desde o alívio das dores provenientes da idade até ao aumento da autoestima. O yoga varia exercícios de força com exercícios de equilíbrio, ajudando a melhorar a postura, a estabilidade e flexibilidade do corpo, além de ajudar a alongar e tonificar os músculos e relaxar as articulações. Já a modalidade de pilates ajuda a estimular a circulação, aumenta a flexibilidade e força, favorecendo a coordenação dos movimentos. Além disso, ajuda a melhorar a postura e a aliviar o stresse.
Corrida
Correr traz muitos benefícios para o equilíbrio e para a respiração. Os idosos que procuram ser beneficiados por esta atividade devem gastar no mínimo 30 minutos por dia com ela, cinco vezes por semana. No entanto é importante tomar alguns cuidados para não prejudicar a saúde. É importante fazer exercícios para aumentar a flexibilidade antes da corrida. Se as articulações, principalmente as da cintura, dos ombros e joelhos não estiverem preparadas para uma atividade física que envolve impacto, podem acontecer lesões ou torções em determinadas áreas do corpo.
Fonte: Site Impala - Por Ana
Conheça a história da faxineira que se tornou diretora de escola em Brasília
Cuidadora do idoso compra tecido. Ele faz cerca de 50 peças por dia para ajudar na prevenção ao novo coronavír...
“Nós somos todos irmãos, precisamos uns dos outros”, afirma a artesã Maria de Lourdes