Aos 77 anos, ele também tem um programa mensal que leva idosos ao cinema de graça
Fazer a diferença. Disso o aposentado Guilherme Gargantini, 77 anos, entende bem. Mentor do site Divertidosos – no ar há quatro anos – e da página do Facebook de mesmo nome, o que não lhe faltam são ideias e projetos para digitalizar a turma da melhor idade. “A tecnologia nos tira da solidão, é maravilhosa”. No entanto, ele crê que existe uma dificuldade natural do idoso para lidar com o mundo virtual. “Para quem é do século passado, é tudo novo”.
No site, há instruções de uso do WhatsApp, Google Maps, além de piadas, receitas, histórias e notícias. Mas Guilherme quer mais. “Eu e a Mônica, minha mulher, pensamos em fazer tutoriais de como usar o Skype, criar aplicativos, só que precisamos de apoio”.
O aposentado veio para Santos há 12 anos, para cuidar do pai, que havia sofrido um AVC. A mulher, que continuou trabalhando em São Paulo, então trouxe um computador para ele. “E, no fim, meu pai quis aprender a mexer. Ele ficava horas jogando Paciência. Quando faleceu, fui fazer um curso, aprender o básico. Um tempo depois, a Mônica se mudou para cá, estudou webdesign e aí surgiu o Divertidosos, para entreter os idosos”.
Para quem acha que ele só se preocupa com a vida on-line, se engana. Com a ajuda de parcerias, uma vez por mês, Guilherme leva a galera da terceira idade para uma sessão de cinema. “É para distrair e à tarde, horário que o povo dorme”, brinca. E ele sabe bem que a solidão pode ser cruel. “Não adianta paparicar. O idoso tem que se sentir útil, incluído”.
Para se inscrever para a próxima sessão, mande e-mail para divertidosos@gmail.com, acesse o www.divertidosos.com.br ou o Facebook @divertidosos.
Fonte: A Tribuna
Conheça a história da faxineira que se tornou diretora de escola em Brasília
Cuidadora do idoso compra tecido. Ele faz cerca de 50 peças por dia para ajudar na prevenção ao novo coronavír...
“Nós somos todos irmãos, precisamos uns dos outros”, afirma a artesã Maria de Lourdes