Empreendedores acima dos 65 anos são os que mais empregam no Brasil

Com base em dados do IBGE, pesquisa do Sebrae indica que enquanto empreendedores mais jovens contratam em média seis pessoas, empresários veteranos empregam mais: em média, dez trabalhadores.

31/01/2021

 


Empreendedores acima dos 65 anos são os que mais empregam no Brasil, aponta estudo

 

Um estudo do Sebrae com dados do IBGE descobriu que os empreendedores acima dos 65 anos são os brasileiros que mais empregam trabalhadores no país.

É sagrado. Todos os dias, faça chuva ou sol, o Seu Mário vai trabalhar e nem na pandemia ele parou. Trabalhou de casa.

“Eu não consigo ficar assim em casa parado, entendeu? Eu pretendo continuar até quando Deus quiser”, declara o empreendedor Mário Kamei.

Aos 76 anos, Mário comanda três lojas de acessórios de motos em São Paulo. Lidera 40 funcionários com a facilidade de quem aprendeu com a experiência. “Com a idade, a gente vai se tornando mais paciente. Então, nesse sentido, eu acho que a gente é melhor do que aquela coisa de 40 anos, quando eu comecei”, conta.

Os registros da empresa eram no papel. Hoje, está tudo no computador. “Ele quer aprender, ele entende que isso é um avanço, que é assim, que não tem como voltar para trás. Tem que deixar o papel de lado, tem que entrar no sistema. É computador, é celular”, afirma a gerente e filha Christiane Kamei.

Seu Mário faz parte de um grupo que, como dizem por aí, não quis pendurar as chuteiras ou botar o pijama. Pelo contrário, eles estão trabalhando. O Brasil tem hoje mais de 1,8 milhão de empreendedores com mais de 65 anos de idade e eles são os que mais empregam.

O Sebrae montou um perfil desse grupo. A maioria trabalha com serviços ou no campo, na agropecuária. Nove em cada dez empresários abriram a empresa há pelo menos 2 anos. Enquanto empreendedores mais jovens contratam em média seis pessoas, os empresários acima dos 65 anos empregam mais: em média, dez trabalhadores.

“São pessoas que trabalharam a vida inteira, são experientes, se aposentaram ainda relativamente novos. Certamente a experiência acumulada com a paciência e liderança adquirida pelo tempo fazem com que essas pessoas empreguem mais e tenham melhor resultado no seu empreendimento”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Outro dado interessante do estudo é que os empresários acima dos 65 anos descansam mais. A maioria trabalha até 40 horas por semana, cinco horas a menos do que os empreendedores mais jovens.

Uma casa na praia era o sonho da Zaira Maíra Garcia. Professora aposentada, ela comprou um terreno em Ilhéus, na Bahia. Construiu mais do que precisava e transformou em pousada.

Jornal Nacional: Alguma vez você tinha pensado em empreender?

“Não, nunca imaginei, porque eu pensava que, depois que me aposentasse, eu já ia poder curtir a vida”, conta a empreendedora.

É trabalhando que a Zaira curte a vida aos 75 anos. Ela mora com o marido em um dos chalés da pousada e de lá mesmo administra tudo. “O lugar em que eu vivo é muito gostoso, é beira-mar, entre a mata e o mar, então é uma vida serena. Só as amizades que a gente faz, é bom demais. Eu estou realizada, estou muito contente. Até quando tivermos força, estamos aqui trabalhando e recebendo hóspedes”, diz.

Por Jornal Nacional

VEJA TAMBÉM