A Nova Velhice: Como Estamos Redefinindo o Envelhecimento e Nosso Lugar no Mundo.
A verdade é que vivemos um aumento expressivo da longevidade e ninguém foi preparado para lidar com essa nova realidade.
Ações estão ocorrendo e deverão se acentuar nos próximos anos. Com certeza, vai ficar para trás o tempo em que ser idoso era pejorativo, sinônimo de velho, caduco, que não produz nada, só dá trabalho.O comando das decisões em nível de governo e empresarial irá se deslocar da faixa etária dos 30 aos 60 anos para aqueles que estão entre os 60 aos 90 anos. Nessa faixa, cada vez mais surgirão grandes líderes empresariais, políticos e comunitários.
O empreendedorismo nessa faixa etária será mais acentuado e com certeza com mais chances de sucesso devido à experiência acumulada. As empresas deverão atentar cada vez mais para o potencial de consumo e investimento do público sênior, que compra e investe não apenas para atender suas necessidades, mas também de seus filhos e netos. Essas pessoas exigirão cada vez mais serviços especializados e produtos de qualidade voltados para atender suas necessidades, anseios e desejos.
Com o avanço das tecnologias de comunicação, a conexão e interatividade entre as pessoas será cada vez maior. Viajar, conhecer povos e culturas diferentes, vivenciar novas experiências será muito importante. Os valores éticos deverão ser mais conservadores e rígidos devido, de um lado, ao aumento do número de idosos na população, e de outro, ao maior poder de influenciar e decidir que estará concentrado com as pessoas de mais idade.
A imagem negativa associada ao idoso que esteve presente no passado, e em muitas sociedades ainda permanece nos dias de hoje, deverá ser substituída. A relação dos mais jovens, e da sociedade como um todo com certeza será de valorização, respeito e admiração à todos aqueles que dedicaram longos anos de suas vidas à seus filhos, familiares e ao próprio país. Cada vez mais o empoderamento sênior influenciará as relações do governo, bem como das empresas com a sociedade.
Carlos Hertzog – Mentor do Brasil Sênior
#longevidade #envelhecimentoativo #novosidosos #inclusãoetária #futurodavelhice